domingo, 28 de abril de 2013

Alimentação sem lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir quantidades significativas de açúcar do leite, a lactose. Esta precisa ser digerida por uma enzima chamada lactase, transformada em glicose e galactose antes de ser absorvida e aproveitada pelo organismo. Se a pessoa não tem enzimas suficientes para digerir a lactose dos alimentos que ingere, sentirá uma série de desagradáveis sintomas como gases, distensão abdominal, diarréia e cólicas após a ingestão desses alimentos. Isso ocorre porque a lactose não absorvida passa pelo cólon, onde é consumida por bactérias. Os subprodutos da atividade bacteriana são gases como o hidrogênio e o metano, que são responsáveis pelo desconforto. A intolerância à lactose não pode ser confundida com alergia ao leite, que é uma hipersensibilidade às proteínas presentes nos produtos lácteos. Se você for alérgico a leite, poderá ter uma reação mesmo consumindo produtos com baixo teor de lactose. (Fonte: http://www.selecoes.com.br/selecoes-e-voce/intolerancia-a-lactose-e-alergia-ao-leite-entenda-a-diferenca_3214.htm). 

Sites sobre o assunto:
(Vale a pena ler o artigo “Enzima lactase, agora disponível no Brasil”: http://www.semlactose.com/index.php/2013/02/20/enzima-lactase-agora-disponivel-no-brasil/)

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram uma bebida instantânea a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar para pessoas com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose. Maiores informações no link: http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?ID=23566. A idéia é boa, mas, infelizmente, o produto não é recomendado a diabéticos (por possuir açúcar em sua composição) e pessoas com problemas de gastrite ou insônia também devem evitar a bebida. Ê vida marvada!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário